terça-feira, outubro 17, 2006

Ir à Terra

Inspirada nas fotos do mundo rural posted by K.......... aqui fica a definição de Turismo Rural que recebi há pouco tempo no mail...

Turismo Rural:

Trata-se de um desporto nacional que antes se chamava "ir à terra".
A diferença é que se fores à tua terra, vais de borla, e se fizeres turismo rural vais a uma terra que não é a tua e pagas uma pipa de massa.
Para fazer turismo rural não serve qualquer terra. Tem de ser uma terra "com encanto". E o que é uma terra "com encanto"? Obviamente, é uma terra que está num guia de terras "com encanto". Está-se mesmo a ver. A estas Terras chega-se normalmente por uma estrada municipal "com encanto", que é uma estrada com tantos buracos e tantas curvas que quando chegas à terra estás mortinho para sair do carro.
E quando entras no café tentas integrar-te com os vizinhos.
- Bom dia, compadres! O que é que é típico daqui?
E o gajo do café pensa: "Aqui o típico é que venham os artolas da cidade ao fim-de-semana gastar duzentos contos e fazer perguntas estúpidas!".
A seguir, ficas instalado numa casa rural ou "casa com encanto", que é uma casa decorada com muitos vasinhos e réstias de alhos penduradas do tecto, que a maioria das vezes, não tem televisão, nem rádio, nem microondas.
Em contrapartida, tem uns cabrões de uns mosquitos que à noite fazem mais barulho que uma Famel Zundapp.
Depois apercebes-te que os da terra vivem numas casas que não têm encanto nenhum, mas têm Jacuzzi, parabólica, Internet e vídeo - porteiro. A tua casa não tem vídeo - porteiro, mas tem uma chave que pesa meio quilo.
Outra vantagem de fazer turismo rural é que podes escolher entre uma casa vazia ou ir viver com os donos da casa. Fantástico! Vais de férias e, além da tua, ainda tens de aguentar uma família postiça que, no caso de ter T.V., à noite, tu queres ver o filme, eles os documentários e tu perguntas-te:
"Quem é que manda mais? Eu, que paguei 600 euros ou este senhor que vive aqui?
" Ganha ele, que é o dono do comando e mantém-no agarradinho à mão!...
Ainda por cima, dizem-te que tens "a possibilidade de te integrares nos trabalhos do campo". O que quer dizer que te acordam às cinco da manhã para ordenhar uma vaca. Não te lixa? É como ires à bomba da gasolina e teres de pôr tu a gasolina, ou como ires ao McDonald's e teres que ir arrumar o tabuleiro. Ou seja. o normal!
Então, levantas-te às cinco para ordenhar as vacas. E digo eu: porque raio é que é preciso ordenhar as vacas tão cedo? O leite está lá! Não se podem ordenhar depois do pequeno-almoço? Eu acho que isto é só para chatear, porque não acredito que a vaca fique muito contente por a acordarem às cinco da manhã para um estranho lhe vir mexer nas mamas àquela hora.
A vaca olha para ti como se dissesse: "Ouve lá, pá! Se queres leite vai ao frigorífico e abre um pacote!" É que é mesmo só para chatear!
Mas o "encanto" definitivo, são "as actividades ao ar livre".
Como quando te põem a fazer caminhada, que é aquilo a que normalmente se chama andar, e consiste, exactamente, em por um pé em frente ao outro até não poderes mais, enquanto os da terra vão num jipe com ar condicionado.
Mas tu vais feliz da vida, pelo campo, atordoado. Tornas-te bucólico e tudo te parece impressionante: vês uma vaca e dizes: "Ummmmm, que cheirinho a campo". A campo não, a cocó. Mas, isso sim, é o cocó "com encanto".
E tudo, seja o que for, te sabe maravilhosamente: na mesa pespegam-te dois ovos estrelados com chouriço e tu na cidade e em casa matavas alguém que te viesse apresentar para comer ovos estrelados com chouriço, mas decides perguntar ao empregado? - Este chouriço é da matança?
- Quase, porque o gajo do camião do Izidoro ia morrendo ali na curva antes da entrada da aldeia.
De repente, ouves umas badaladas e dizes: - Ah! Que paz! Não há nada como o som de um sino!
E o gajo do café diz-te com ar de troça: - É gravado. Não vê o altifalante no campanário?
Nesse momento, perguntas-te se os ruídos das galinhas e dos grilos não estarão num CD: "RuralMix2006", "Os 101 Maiores Êxitos Campestres". A única coisa de que tens a certeza é que os cabrões dos mosquitos são verdadeiros. Pareces um Ferrero Rocher com varicela.
Eu acho que, de segunda a sexta, as pessoas destas terras vivem como toda a gente, mas ao fim-de-semana espalham pela estrada uns tipos mascarados de pastores e quando vêem que se aproxima um carro, avisam os da terra pelo telemóvel: "Hey, vêm aí os do turismo rural!" E mudam o cartaz de "Videoclube" pelo de "Tasca", soltam uns cães pelas ruas e sentam-se na entrada na terra dois avôzinhos a fazer sapatos, que depois tu compras um par e saem-te mais caros que uns Nike.
Enfim, acho que uma montagem tão grande como esta não pode ser obra de pessoas isoladas. Tenho a certeza de estão implicadas as autoridades.
Imagino o Presidente da Câmara: - "Queridos conterrâneos: este Verão, para aumentar o turismo, vamos importar mais mosquitos do Amazonas, que no ano passado tiveram imenso êxito. E quero ver toda a gente com boina, nada de bonés de pala da Marlboro. E façam o favor de pintar o espaço entre as sobrancelhas, que assim não parecem da província! E só mais uma coisa: este ano não é preciso ninguém fazer de maluquinho da terra, que com os que vêm de fora já chega!

7 comentários:

Pearls and Lips disse...

Caríssimas/os (sim, pq já notei a presença da testosterona infiltrada aqui)... E como continua a ser fantástico seguir-vos nestes vosso momentos escritos!
Tenho a declarar que me sinto lesado porque nunca fui mencionado nestes vossos caminhos!
Ora eu, logo eu, que tanto vos segue desde o Nestum!
LOL
Sou um "ostracizado"!!!!LOL

Quanto ao Turismo Rural... Enfim, posso mentir e dizer que acho optimo, mas posso mesmo é sugerir que se infiltrem no verdadeiro turismo mas urbano. Estou a falar do Turismo de Sexo Clandestino da Cidade de Lisboa! ;)
Em tempos convidei a Princesa para uma "safari" nessa vertente...mas nunca a consegui convencer!
Mas depois de ler isto, PARECE-ME FUNDAMENTAL!!! ;)
Qt mais não seja para poder comparar ao turismo rural!LOLOLOLOLOLOLOL

E olhem que "bichezas" é o que por lá não falta também!

Beijo a TODAS e abraço aqueles que tb fazem parte mas não usam sutien como eu! ;)

Pipa disse...

Já tinhamos sentido a tua falta, a tua princesa até já o tinha mencionado num post, mas acho q te enganaste no blog, lol

Pearls and Lips disse...

"...a tua princesa até já o tinha mencionado num post, mas acho q te enganaste no blog, lol"

Não percebi!:P
Onde fui mencionado e pq me enganei no blog?
:)
Beijo

Pipa disse...

Pearls: este blog n é nosso...é das nossas amigas alentejanitas ;)
A princesa no pocototeando (esse sim a nova casa) diz: "Estamos um bocado abandonadas
NÃO??? Os nossos amigos não revelaram lá grande perspicácia.... "
Vê se apareces ;)Bjs

Beja disse...

Lindo!!

Pearls and Lips disse...

Nunca levei com um atestado de estupidez tão grande em toda a minha vida!
Mas como até foi de uma "sinhora" bonita, eu fico-me pelo corar...lol

OkOK
PEÇO DESCULPA ENTÃO!
;)
Mas existem desvios que se tornam felizes!LOL

be disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,

As Cinco

As Cinco

kEM ESTÁ CÁ

As cinco fabulosas

As nossas (h)istórias