domingo, março 02, 2008

Génios aos pontapés III

E pior que isso, mas muito pior que isso, é a mania que muitas mães e pais têm de pôr os putos em competição, praticamente mal nascem. "O quê???! A tua ainda não dorme? Ah, o meu Zé é um espectáculo. Aos dois dias já dormia a noite todinha." Três meses depois: "O quê???? A tua ainda não tem dentes?! O meu Chico já tem dezoito dentes!" Cinco meses depois: "O quê??? A tua filha ainda não anda??? Ai tens de o levar ao médico. O meu já corre a casa toda! Difícil é agarrá-lo!" No mesmo mês: "Estás a brincar? E ainda não fala??? Ai, coitadinha... O meu Pedro diz mamã, papá, avó, estacionamento, frigorífico, onomatopeia, mielomeningocelo. Será que a tua filha tem algum problema??" Seis meses depois: "Não pode ser... A sério?? Ainda usa fralda? O meu André já tem cuequinhas e dorme a noite toda sem fazer uma única vez." Quando chega a escola, a coisa agrava-se. "A Joaninha já sabe o abecedário todo! E a tua filha?" Uma pessoa arrisca que não, a criatura só sabe 6 letras. "O quê??? Ai, mas em que escola é que anda??? Ai, a Joaninha já lê tudo de trás para a frente" Vá Joaninha, lê aqui um pedacinho do Sermão de Santo António aos Peixes..."
Claro que, secretamente, as mães cujas crias estão a anos-luz das outras começam a inquietar-se: Será que está tudo bem? Terei parido uma imbecil? Será coxa? Muda? Incontinente?
Em princípio está tudo bem. O melhor é ignorar e esperar pelo momento certo para a vingança. Por exemplo, na praia, quando o filhinho da sua amiga tirar a roupa, pode sempre segredar: "O quê??? A pilinha dele é daquele tamanho?? Coitadinho... Sai ao pai ou será um problema de crescimento?" Se for uma menina pode ter de esperar mais tempo pela vingança. Mas como a frio sabe melhor, aguarde. A sua vez de rir está ao virar da esquina.

Sem comentários:

As Cinco

As Cinco

kEM ESTÁ CÁ

As cinco fabulosas

As nossas (h)istórias

Powered By Blogger